quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Antiga Sé

Na rua primeiro de março encontramos um patrimônio histórico que as pessoas que caminha por ali não conhecem.Nós vamos proucurar desvelar e mostrar que,acompanhando os fatos,descobrimosparte da históriado Brasil instruida com a chegada de D.JoãoVI.

Os carmelitas,no século XII na Europa,eram leigos que buscavam viver um cristianismo mais autêntico.Eles saíram em peregrinação à Terra Santa e alguns se estabeleceram no Monte Carmo ou Monte Horeb,como é chamado na Bíblia,local para onde se retirou o profeta Elias para rezar.O papa Inocêncio IV aprovou o modo de vida deles,criando assim a ordem religiosa.
Os carmelitas chegaram à cidade,por volta de 1590,a eles foi doada uma capelinha dedicada a Nossa Senhora do Ó,na então rua direita que hoje conhecemos como Rua Primeiro de Março.Os frades da época construiram um grande convento ao lado da capela.Esta edificação ainda existe apesar de estar um pouco descaracterizada.

A capela vizinha ao Convento do Carmo,um dos mais antigos da cidade,deu origem a igreija que hoje conhecemos como Nossa Senhora do Monte Carmo.
O mestre Manuel Alves Setúbal foi o responsável pela construção.Levou 15 anos para concluir a obra.Em 22 de julho de 1770 acontece a primeira procissão solene para festejar a conclusão da obra.

DENTRO DA iGREIJA

Dentro da igreija o estilo é rococó,também conhecido como o ''estilo da luz''.Ele é decorativo e ornamental,baseado no rococó francês.Observamos um revestimento dourado nas partes principais.Este trabalho foi realizado pelo mestre Inácio Ferreira Pinto.Sua arte enriquece a visão que se tem do interior da igreija.

A TALHA

A talha dourada em estilo rococó,no interior da igreija é de grande beleza.É um trabalho do mestre Inácio Ferreira Pinto,um dos maiores artistas brasileiro do período colonial.

PIA BATISMAL

Nela foram realizados os batismos de inúmeros príncipes e pricesas da Casa Real:princesa D.Maria da Glória que se tornaria mais tarde D.MariaII,de Portugal,D.PedroII e da princesa Isabel.

CAPELA IMPERIAL

Após a independência do Brasil a igreija passou a ser chamada de Capela Imprial que foi lugar para as cerimônias de consagração dos imperadores D.PedroI e D.PedroII e do casamento da princesa Isabel com Gastão de Orléans.
Para permitir a ligação da rua do Cano que hoje conecemos como Rua Sete de Setembro,com o largo do Paço foram demolidas a torre e a portaria do antigo convento.Um passadiço elevado conectou os dois edifícios até 1890.

PERDA DA SEDE EPISCOPAL

Em 1976 quando a nova Catedral do Rio de Janeiro foi concluída,a igreija do Carmo perdeu sua condição de Catedral,sendo a partir daí tambem chamamos de Antiga Sé.

CONCLUSÃO

Com este trabalho turístico educativo concluimos que,vale apena tirarmos um tempo para aprender e conhecermos melhor os patrimônios brasileiros,pois,devemos manter viva a nossa cultura,para não precisarmos ouvir a seguinte e verdadeira frase''os estrangeiros valorizam mais a nossa cultura do que nós mesmos''(o guia).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gostei deste trabalho educativo e recomendo a todos visitarem o a Antiga Sé.

    ResponderExcluir
  3. Ruan, por favor: corrija o primeiro parágrafo o nome da rua Primeiro de Março. Nome próprio com letra inicial maiúscula!! Thayná, esse texto pode servir para te ajudar com as descrições das fotos que vc postou. Veja como há informações sobre as talhas, os detalhes em ouro...

    ResponderExcluir